terça-feira, 12 de abril de 2011

Repasses do Comando de Greve (12.04)

Apesar do nome Comando de Greve ser uma nomenclatura discutível, resolvemos enquanto estudantes, na nossa última assembléia, participar desse espaço político frente a greve.
Para quem não sabe, o comando de greve é responsável por dar alguns direcionamentos referentes a atividades na greve. Por exemplo, a universidade não pode parar totalmente, mesmo com a paralisação de atividades dos professores e alunos. Cerca de 30% de atividades consideradas como essenciais devem permanecer em funcionamento. E uma das tarefas do Comando é estabelecer critérios sobre esse assunto e alguns outros. Além de realizar o papel de mobilizador, organizando atividades e trabalhando na comunicação do movimento.
Ontem foi realizada a primeira reunião do comando unificado de docentes e discentes, com membros dos três campi da Universidade. O principal ponto de pauta foi a realização da assembléia universitária da Uesb, que consiste numa reunião com as três categorias da universidade a fim de discutir e deliberar a respeito de assuntos ligados à universidade e à própria greve.
Depois deste ponto ser incansavelmente discutido, ficou-se decidido que a assembléia universitária será realizada na terça (19) no campus de Vitória da Conquista às 14h. A reunião terá caráter deliberativo, o voto será universal, no qual todo e qualquer integrante das categorias (docente, discente ou técnico) terão poder igual de decidir os rumos da universidade e do movimento que se afirma. Uma comissão de 18 pessoas, sendo seis professores, seis estudantes (dois de cada campus) e seis funcionários ( a serem indicados pela categoria), criarão uma proposta de regimento interno para a realização assembléia universitária, que será sujeito a aprovação pela plenária no dia da realização da assembléia.
Outras atividades também foram marcadas como forma de mobilização do movimento. Na quarta-feira, 13 de abril, realizaremos um ato público junto aos docentes em defesa de uma universidade pública, gratuita e de qualidade. Encontraremo-nos na praça da Normal, às 14:30h! O intuito é mostrarmos a sociedade conquistense o descaso que a educação vem sendo tratada pelas políticas do governo. Além de tentar aglutinar nessa luta, trabalhadores do estado que são diretamente afetados pelo decreto 12.583/11 e a portaria que o regulamenta.
No mais teremos nesta terça (12) às 9h no Restaurante Universitário, reunião das comissões para a criação dos planos de mobilização de cada comissão. Estes serão devidamente apresentados e sujeitos a aprovação na assembléia da quarta (13) às 8:30 no R.U.

Vamo que vamo galera!

5 comentários:

  1. apesar de algumas discussões excederem seus tempos...avançamos muito ao convencermos presencialmente a classe docente de nossa necessária posição nas deliberações....no entanto...creio que cabe salientar a necessidade de se compreender o comando unificado...hora posto...como TEMPORÁRIO...sendo pauta da primeira assembleia universitária o seu tempo de validade e a data de composição de um novo e mais integrado comando unificador...tal proposta...visando não só a realização...mas a garantia de inserção das assembleias universitárias no calendário das instituições representadas...isso...buscando SEMPRE a melhor alocação das ações por meio de uma efetiva representatividade multicampi...

    ResponderExcluir
  2. Galera o ato público ficou mesmo para as 14hs tendo a escola normal como Ponto de encontro??

    ResponderExcluir
  3. Valeu colega!essa é a dúvida de muita gente, vale frisar a importãncia não apenas da divulgação dos eventos mais com hora, data e local para que todos possoam participar, creio que informar os acontecimentos é importante mais também faz-se necessários informá-los bem antes e não somente narrá-los depois.

    ResponderExcluir
  4. As informações já constam no txt!! Hora e local! Valeu, Gracielle e Elysa!

    ResponderExcluir
  5. Apesar dos autos e baixos da reunião, eu acho que foi muito proveitosa para a continuidade do movimento em pró da educação e do que mais o governo queira nos tirar...

    ResponderExcluir