quinta-feira, 7 de abril de 2011

Nota de Esclarecimento

Alunos de medicina apuram situação no ambulatório

Em resposta às declarações apresentadas no texto “Movimento Estudantil com Requintes de Ditadura” alunos do curso de medicina foram apurar junto ao CEUAS (Coordenação do Centro Universitário de Atenção à Saúde) o impacto das paralisações no funcionamento do ambulatório.

Os dados a seguir foram obtidos com a coordenadora do serviço de enfermagem do CEUAS Maria da Paixão Rocha Luz e com a funcionária Jane Alves Pacheco, segundo as quais o ambulatório continua a prestar seus serviços integralmente, oferecendo, inclusive, apoio a eventuais necessidades dos manifestantes.

O serviço ambulatorial é marcado com antecedência, ou seja, a unidade não realiza atendimentos emergenciais uma vez que não dispõe de meios adequados para tais situações. Assim, é inadequado dizer que o movimento expõe os pacientes a riscos imediatos, posto que a unidade trata apenas de condições de médio e longo prazo. Funcionários e estudantes que prestam serviços de saúde gozam de passe livre e atualmente os pacientes são informados no momento da marcação de consulta que a paralisação está ocorrendo e que eles tem todo o direito de atravessar a barreira.

No entanto, o movimento admite casos isolados nos quais pacientes foram prejudicados pelo bloqueio devido a dificuldades de locomoção. Tendo percebido este problema os manifestantes tentaram contorná-lo incentivando os carros cuja passagem foi liberada (funcionários e professores da agrotécnica e do CEUAS, moradores do Santa Marta e adjacências) a oferecer carona. Além disso, estratégias mais eficazes vem sendo utilizadas, tais como a mudança no posicionamento da barreira permitindo o acesso do transporte público, afim de interferir o mínimo possível no acesso dos pacientes ao ambulatório.

Por fim, incentivamos as pessoas a conferir pessoalmente a situação do movimento. Assembléias, abertas à sociedade, discutem ações e medidas adotadas na mobilização estudantil. Estas preocupam-se em evitar ao máximo os possíveis incômodos a pacientes e à população em geral.

3 comentários:

  1. OLá Organizadores da Movimentação Estudantil,

    Peço encarecidamente que entrem em contato comigo através do email o mais rápido possível: j.henrique.uesb@gmail.com. Tenho um comunicado em nome da chapa que está se candidatando à gestão do Centro Acadêmico de Letras 2011 e outros esclarecimentos referentes ao curso de Letras da UESB.

    Atenciosamente,
    João Henrique Silva Pinto

    ResponderExcluir
  2. Este esclarecimento demonstra a abertura do movimento ao DIÁLOGO. Única forma de delimitar nossas ações

    Como o Movimento foi espontâneo, não havia como prever todas as consequências da paralisação. Muitos dos manifestantes estavam se conhecendo pela primeira vez no primeiro dia do "cerco". Entretanto, o Movimento demonstra sua total capacidade de desenvolver sua organicidade e consciência do que precisa e do que não precisa ser feito no processo de luta.

    Uma prova disso é que, na assembleia de ontem, os estudantes decidiram reabrir a Universidade para alguns setores administrativos. Preocupados com o andamento de projetos de extensão e pesquisa, pagamento de salários e bolsas, além dos transtornos que vinham causando aos moradores do Santa Marta, é que os estudantes decidiram fechar apenas os módulos de sala de aula no dia de hoje. Afinal, precisamos do apoio da população, não de sua antipatia.

    Toda crítica é válida desde que seja para amadurecer o Movimento, no sentido de "precisamos superar nossos erros, vamos melhorar". Ao contrário de certos "críticos" que, cinicamente, mobilizam enormes forças apenas para deslegitimar o movimento.

    Esta nota de esclarecimento dos alunos do curso de medicina junto ao CEUAS (Coordenação do Centro Universitário de Atenção à Saúde) foi um tapa na cara destes "críticos".

    Pela construção da ASSEMBLEIA UNIVERSITÁRIA!

    ResponderExcluir
  3. Acredito que toda forma de posicionamento é valido quer seja construtivo ou não, até porque vivemos num mundo "democrático", as pessoas tem o direito de expor suas opiniões sabendo elas que sempre haverá alguém contra seu posicionamento. Quando li a nota no blog do Anderson achei interresante pois não havia pensado nas pessoas que estavam sendo de uma certa forma "prejudicados" por esse movimento, porém vejo que não tanto a se preucupar, mas também acredito que se por um acaso estiver acontecendo algum tipo de intriga por aquela nota no blog pesso a vocês que deixem de lado por não importa as intrigas neste momento, agora é hora de ficar juntos e respeitar a opiião do próximo mesmo que isso vá contra suas opiniões.
    Tenham uma boa noite.

    ResponderExcluir