terça-feira, 5 de abril de 2011

Nota de esclarecimento

Na tarde desta terça-feira (05), fomos surpreendidos por um texto postado no portal www.blogdoanderson.com/v2 em que uma suposta aluna da UESB, que não se identifica, faz acusações infundadas contra o Movimento Estudantil Unificado da UESB. Faz-se necessário o esclarecimento de algumas questões citadas na postagem.
A obstrução da via de acesso à Universidade se deu de maneira pacífica e ordenada, tanto que a Polícia Militar se fez presente e não interviu na manifestação. Vale ressaltar que os alunos do CETEP - Centro Territorial de Educação Profissional, os moradores do Santa Marta e o ônibus que atende à localidade, usuários e servidores do ambulatório (NUSBE), pesquisadores, funcionários da construção civil do entorno não têm o acesso aos seus destinos impedido.
Infelizmente, a equipe do blog que publicou as acusações ao nosso Movimento sequer procurou-nos para que os devidos esclarecimentos fossem realizados, ferindo os princípios da imparcialidade que devem nortear o jornalismo sério e realmente comprometido com a verdade.
Gostaríamos de agradecer a Joao, Eduardo, Adelson, Mauricio e Rafael pelas manifestações de apoio ao Movimento Estudantil em seus comentários do texto postado.
Vale salientar que estamos a disposição de todos os setores da imprensa para quaisquer esclarecimentos sobre a mobilização que continuará em defesa dos interesses dos estudantes comprometidos com o engrandecimento da nossa universidade a fim de termos, de fato, Educação para Uma vida Plena.


7 comentários:

  1. Para a suposta “estudante” e o Anderson:
    O Analfabeto Político
    Bertolt Brecht
    O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.

    O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.

    Essas pessoas que costumam ver os problemas isoladamente,esquecem de enxergar que a universidade é reflexo da sociedade, e esses pacientes e cidadãos trabalhadores que tanto defendem, são também vitimas do descaso do estado, tanto na educação, saúde, etc. Não vêem que tanto os estudantes como a maioria da população são vitimas da exploração do sistema, que não se intimida em tirar direitos históricamente conquistados e que não pensa duas vezes antes de reprimir, seja estudante seja trabalhador. E antes de uma luta por uma universidade melhor é uma luta por uma sociedade melhor.

    Fabio Cristovam, estudante, trabalhador e indignado!

    ResponderExcluir
  2. E os Funcionários da UESB??? Eles têm todo o direito de ir e vir! Os Funcionários representam uma Categoria autônoma aos Discentes e Docentes, com Estatuto próprio, definindo os seus direitos e deveres! O "movimento" estudantil consultou a AFUS acerca do posicionamento da Entidade sobre o impedimento quanto ao acesso dos Funcionários ao campus??? O "movimento" "fala" em nome do DCE que não existe??? Alguns participantes do "movimento" são vinculados a Partidos Políticos, caso do PSTU??? O "movimento" já convocou os Deutados Estaduais que representam a nossa Cidade (José Raimundo e Jean Fabrício) e o Deputado e Ex-Reitor da UESB (Waldenor Pereira) a abraçarem a "causa"? Perguntas que não se calam...!

    ResponderExcluir
  3. @joanameling bem, posso responder uma de suas perguntas que não se calam.

    se vc tivesse parado pra ler estatuto do dce, saberia que quando não há gestão eleita de dce, a assembleia de estudantes escolhe uma comissão eleitoral que responderá pelo dce até que seja eleita uma chapa.

    ResponderExcluir
  4. o que o movimento menos precisa é do apoio de dois das maiores figuras reacionárias de Vitória da Conquista: José raimundo e Fabrício, exemplos regionais de traição dos trabalhadores, assim como os respectivos partidos que representam. E não, o movimento estudantil não tem filiação partidária. Porque pelo menos por aqui já amadurecemos o suficiente para saber que os partidos são instrumentos de dominação burguesa. E mais importante do que pensar no direito de ir e vir, é pensar no direito de não ser explorado, enganado, violentado diariamente por esses políticos que você pessoa medíocre cita como exemplos. Mas é claro tenho que respeitar seu direito de ter uma vida individualista e que se F.. os outros, e quem sabe um dia você não precise entregar uma pessoa querida ou você mesmo a um medico formado nas atuais condições da educação.

    Fabio Cristovam

    ResponderExcluir
  5. Boa parte das análises deste post do Blog do Anderson (inclusive a principal), são típicos de quem está de fora se sentindo "doído" pelo que está acontecendo.

    O movimento, em primeiro lugar, possui sim erros e falhas. Isso é inegável. Toda crítica é bem vinda. Entretanto, a maioria delas não estão sendo críticas CONSTRUTIVAS, no sentido de "vamos melhorar", mas sim críticas DESTRUTIVAS, no sentido de "vocês estão errados e ponto final". Na educação de um filho procuramos fazer de tudo para que ele deixe de cometer os erros próprios da juventude, todavia sem rejeitá-lo, mas amando-o independente dos seus erros e contribuindo para os seus acertos.

    Um dos comentários feitos no blog, apesar de preconceituoso, admite que no segundo dia os estudantes, reconhecendo o erro, mudaram de atitude e permitiram a passagem destes "injustiçados". Isso só mostra a capacidade do movimento de progredir e avançar, mais e mais.

    Em segundo lugar, se estas pessoas que tanto criticam o Movimento tivessem o bom senso de acompanhar de perto antes de falar mal, saberiam que nenhum grupo de pessoas se constituem de maneira homogênea, mas sim enquanto um TODO HETEROGÊNEO. Este tipo de crítica generalizante e no mínimo ingenua, para não dizer maldosa. Desde o começo, existia no Movimento pessoas que eram contrarias ao "cerco total". Mas ao invés de rechaça-lo, foram a assembleia e colocaram estas questões. Fizeram a crítica publicamente para o bem do Movimento, ao contrário de alguns "anônimos", que nas sombras conspiram para deslegitimar o movimento.

    ResponderExcluir
  6. Reiterando o comentário de Lucas Dantas.

    A Assembleia Geral, inclusive segundo o próprio estatuto do DCE, é o órgão máximo de deliberação dos estudantes. É superior, inclusive, ao DCE, que não passa de uma direção restrita que se auto-intitula "representativa".

    Na Assembleia cada um fala por si, ou seja, todo mundo se representa. Não delegando a terceiros sua prórpia participação política. Por isso mesmo é um órgão superior as entidades representativas.

    Viva as Assembleias!

    Abaixo o DCE!

    ResponderExcluir
  7. Para aqueles que não conhecem o movimento, refaço o convite feitos por muitos:

    Venham às nossas assembleias, acompanhem o movimento, suas mobilizações e resultados. Afinal, nosso intuito é agregar cada vez mais todas as categorias, sejam elas da Universidade OU NÃO.

    A luta por uma sociedade que nós merecemos (igualitária, livre e etc.) não é apenas dos estudantes, é de todos que fazem parte dela.

    Infelizmente, há alguns meios de comunicação que se encontram presentes nas mãos dos que não estão presentes no movimento, e que querem apenas criminalizar, rebaixar e desconstruir moralmente o movimento estudantil.

    Vamos superar isso minha gente, vamos participar...
    Vamos à LUTA!

    ResponderExcluir