sexta-feira, 8 de abril de 2011

Representantes do movimento se reúnem com o prefeito!

        Aconteceu hoje pela manhã, na Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, uma reunião entre representantes do setor do transporte público, representantes do Movimento Estudantil, juntamente com o Prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes, o Chefe de Gabinete, Márcio Higino e o Secretário Municipal de Transporte, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Luiz Alberto Sellman.

         Durante a reunião foram discutidas algumas propostas de um novo transporte público, com mudanças estruturais, como a implantação de micro-ônibus e novos ônibus com mais estrutura, acessibilidade a portadores de deficiência física, criação de novas rotas, bem como a melhoria da sinalização e a implantação do bilhete único, entre outros, proporcionando mais segurança e agilidade aos usuários do transporte coletivo.

          O Prefeito Guilherme Menezes destacou uma melhora significativa no transporte público, devido ao aumento de linhas e empresas, e sobre a importância da criação de novas ciclovias e ciclo faixas, como formas alternativas que melhoram a mobilidade urbana, com a diminuição da circulação de automóveis. O Secretário Luiz Alberto Sellman também destacou que a Prefeitura está tentando trabalhar com o equilíbrio entre a qualidade no transporte público e a baixa tarifa.
         
         Os representantes do Movimento Estudantil questionaram o fato de Vitória da Conquista ser um pólo educacional, que atrai muitos estudantes de várias partes do Brasil, tendo, com isso, um aumento cada vez maior da população, o que acaba aumentando a demanda de pessoas que utilizam o transporte público para se locomover e também a questão do corte da meia passagem dos estudantes durante as férias. Alguns outros problemas comuns foram colocados, como a constante quebra de ônibus por falta de manutenção e a superlotação em horários de pico, aumentando os riscos de acidentes.
        
     Aproveitando a oportunidade, os estudantes esclareceram aos presentes o motivo da mobilização, e falaram sobre a importância dessa luta, para a garantia dos seus direitos. O Movimento Estudantil foi parabenizado por todos e uma nova reunião foi proposta, com o objetivo de estender a discussão para chegar a um acordo definitivo.

5 comentários:

  1. Espero que a promessas sejam cumpridas, e o transporte público realmente melhore!!!

    ResponderExcluir
  2. Galera cadê a programação? assim fica dificil a gente comparecer. Por favor passe a programação dos próximos dias com locais e horas, por que facilita para quem pega busão não ter que ir na UESB caso a programação seja para outros locais.
    E realmente vamos cobrar essas mudanças viu Prefeito!

    ResponderExcluir
  3. O aumento da tarifa, já tão abusiva, não foi ponto de pauta?

    Temos que tomar cuidado com discursos demagógicos. Estes "políticos" apoiam o movimento somente por conveniência.

    Acho que estas "melhorias", apesar de mínimas, serão importantes. Mas penso, também, que devemos passar a exigir a PLANILHA DE CUSTOS destas empresas de ônibus, e assim saber qual a desculpa deles para a carestia das passagens. Afinal, por que não? Esses caras devem estar podres de rico, enquanto nós comendo mosca achando que a empresa será "prejudicada" caso a tarifa não aumente. Como se o aumento não prejudicasse os usuários. O Estado sempre vai defender os interesses do patrão!

    R$ 1,90 NINGUÉM AGUENTA, R$ 2,20 ME ARREBENTA!

    ResponderExcluir
  4. Bem, só para esclarecer algumas questões que não constam na nota.

    O aumento do valor da passagem foi ponto de pauta sim. Entretanto, como foi ressaltado na última assembléia, a reunião não foi convocada pelo movimento estudantil e sim por um membro da sociedade civil que tinha outras reivindicações a respeito do transporte e nos convidou a estarmos presentes. Apesar destas limitações, aproveitamos o espaço para informar sobre o nosso movimento e discutir as nossas pautas.

    Quanto à questão do aumento, o que as autoridades presente nos passaram é que a prefeitura está em processo de licitação para a entrada de novas empresas, e só após esses processo é que as empresas vencedoras apresentarão as suas propostas orçamentárias e ai sim poderemos saber se a passagem corre o risco de aumentar ou não. Todavia, o Secretário de Transporte pediu para que elaborássemos um relatório com as nossas pautas e o encaminhássemos antes da publicação do Edital para que eles pudessem estudar a possibilidade de incluí-las.

    Vale ressaltar ainda que, também aproveitamos para cobrar maior participação da comunidade acadêmica frente ao conselho de transporte municipal, tendo em vista que a atual composição deste conselho não reflete a nossa realidade.

    Apesar de tudo que foi narrado, gostaria de deixar claro que estamos sóbrios quanto a todas essas propostas e temos plena consciência do caráter participativo, porque não dizer, intrusivo, com que devemos nos revestir frente ao poder instituído.

    ResponderExcluir
  5. Melhora significativa é o caralho! Comprei uma lambreta pra nao ser torturado e explorado pelo transporte "publico". Quando sera a proxima reuniao? Seria interessante uma comissao de transporte ou algo do tipo, ate para discutirmos e mostrarmos para os colegas o MPL - "Movimento Passe Livre" http://pt.wikipedia.org/wiki/Passe_livre_(transportes) que é algo nacional e teve repercussao neste nivel no estopim em SALVADOR que ficou conhecido como "revolta do buzu". Nao conseguiram passe livre, mas nao permitiram que aumentasse a passagem. Este ano http://www.youtube.com/watch?v=8LWXbcISIEw e em FEIRA DE SANTANA: http://revoltabuzufsa.blogspot.com/

    Direito a cidade e de ir e vir! A estudantes e desempregados!

    ResponderExcluir