sábado, 2 de abril de 2011

Criminalização do Movimento na Rádio Uesb

   Após um dia inteiro de mobilização na estrada de acesso à Uesb, nos deparamos com alguns problemas com funcionários da Tv e Rádio Uesb, por estarmos impedindo o seu acesso à universidade, já que a sede desses veículos se encontra lá. Deixamos claro que nosso protesto é contra toda estrutura precária em que a Uesb está fincada, dentre elas a forma como a Tv e Rádio Uesb são conduzidas. Situação que foi ponto de pauta na reunião realizada com o vice-reitor na quinta (31). Sendo assim, não fazia sentido deixar que esse pessoal passasse pela barreira.

Momento em que o funcionário chega com a polícia no bloqueio
Ao final do dia, ao nos deslocarmos para a realização da assembléia - ainda na Av. Olívia Flores - impedimos que um funcionário furasse o bloqueio, que até chamou a polícia para que o deixassem passar. Explicamos a situação aos policiais e continuamos o bloqueio sem maiores problemas. Mais tarde recebemos a notícia de que este mesmo funcionário havia feito declarações absurdas em relação ao nosso movimento em um programa da rádio Uesb. Inclusive chegando a dizer que havíamos o ameaçado. Imediatamente procuramos o setor competente a fim de obtermos direito de resposta sobre o que havia sido dito sobre nós, já que acima de tudo o movimento tem caráter pacífico. Pediram que aguardássemos alguns minutos para que averiguassem o que havia acontecido.
Assembléia Estudantil
   Neste meio tempo, demos continuidade à assembléia realizada numa das faixas da estrada, onde estavam presentes cerca de 130 estudantes. Enquanto discutíamos as pautas, mais um funcionário da rádio Uesb tentou furar o bloqueio. Novamente impedimos a passagem do carro. O funcionário manifestou o desejo de conversar conosco e como estávamos em assembléia, democraticamente inscrevemos a fala dele. Utilizando este espaço, fez uma série de declarações a respeito da universidade e do próprio movimento estudantil. Como forma de segurança, gravamos toda conversa em vídeo.
   Ao chegar no estúdio, o radialista utilizando o espaço do seu programa, fez uma série de declarações difamatórias e porque não dizer, criminalizadoras a respeito do nosso movimento. Mais uma vez procuramos os responsáveis e exigimos pedido de desculpas públicas naquele exato momento da rádio Uesb, que nos atendeu. E que além disso, afastou o funcionário do seu cargo.
   Os acontecimentos ocorridos, só demonstram o tipo de relação que os veículos de comunicação universitários têm com os próprios estudantes da Uesb. Numa mesma noite levaram ao ar inúmeras calúnias à população de toda região, descaracterizando o verdadeiro objetivo e identidade do movimento estudantil da Uesb. Na reunião de quinta o vice-reitor nos disse que a TV e a Rádio sempre estarão abertas aos estudantes. Será esta a forma? Qual o nosso espaço dentro desses veículos? Ele só será garantido se algum funcionário nos desacatar?
   Nosso direito de resposta não pôde ser concedido ainda na noite passada, pois a administração da rádio alegou problemas técnicos para encontrarem a fita na qual estaria gravada a declaração do primeiro apresentador. Preferimos esperar até que encontrem esse material para que nossa fala seja baseada única e exclusivamente no fato ocorrido. Nos deram o prazo de até segunda para que encontrem esta gravação e esperamos que este prazo seja realmente cumprido. E até lá #mobilizauesb !!


2 comentários:

  1. SENHORES BEM INFORMADOS, NOSSO BELO E BEM CONCEITUADO ESTADO SE ESTABELECE COM LEIS,POIS O TEMPO DO "GRITO" ACABOU. SE VCS QUEREM CONSEGUIR ALGUMA REGALIA OU DIREITO,COMO PREFERIREM DIZER,MARQUE UMA REUNIÃO COMO A INSTITUIÇÃO PARA DIALOGAR.O TEMPO DOS GOVERNOS AUTORITÁRIOS ,AQUI NO BRASIL ,ACABOU.
    ATÉ QUANDO VAMOS COMETER OS ERROS DO PASSADO?SOMOS ADEBTOS OU ESPIRITOS DOS REVOLUCIONÁRIOS? CADE O FRUTO DO NOSSO CONHECIMENTO?SOMOS OU NÃO SOMOS FORMADORES DE OPINIÃO?
    ACABE COM ESSE PENSAMENTO MARXISTA,COMUNISTA,SOCIALISTA...ONDE PRECISAMOS "GRITAR" PARA SER OUVIDO.
    SENHORES BEM INFORMADOS,VIVEMOS EM UM PAIS DEMOCRATICO,NADA É FEITO POR ACASO.
    NADA CONTRA OS QUE LUTAM POR SEUS IDEAIS,SOU CONTRA A AGREGAÇÃO DE INDIVIDUOS QUE NÃO TEM NADA HAVER COM ISSO.A LUTA É DENTRO DA UNIVERSIDADE E DEVE PERMANECER DENTRO DELA,ONIBUS,RUAS,PRAÇAS...É O ESPAÇO DE CONVIVENCIA NOSSO E DOS OUTROS SERES SOCIAIS.TA NA HORA DE SABERMOS RESPEITAR A SOCIEDADE QUE VIVEMOS.
    VIVA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO!!!!DESDE DE QUE O EXPRESSO SEJA CONCIENTE,POIS EXISTEM REGRAS E LEIS QUE REPRIME A DESORDEM PUBLICA.


    ROUPA 'SUJA" SE LAVA DENTRO DE CASA.

    ResponderExcluir
  2. Galerinha, em que mundo o Breno vive? Pois...

    Simples. Vamos marcar uma reunião.

    Estudantes: queremos isto, isto e isto...

    Instituição: não, não e não.

    Pronto. Agora é ficar caladinho ou então reclamando para o vento, pois isto é mais democrático.

    Compreenda, amigo, que o que está sendo feito não é um ataque à sociedade. Estamos, na verdade, lutando pela região sudoeste também.

    Xandó, na noite de quinta, disse, na minha turma, que Universidade não pode ser resumida em escola. Não é simplesmente o local em que vamos anotar o que o professor escreve no quadro negro, pegar um livro, colocar debaixo do braço e sair. Somos, além de formadores de opinião, construtores da nossa própria sociedade.

    Por isto apóio o movimento. É bom que o pai que paga cursinho pré-vestibular para o filho saiba que este mesmo jovem estará ingressando em uma Instituição de Ensino precária. Que as comunidades saibam que o serviço que podemos oferecer a elas, enquanto pesquisa e extensão, é ralo e que não deveria ser. É bom que toda a Bahia saiba que estamos passando por problemas e que estes são gerados pelo próprio estado baiano.

    Rio, inclusive, da sua última frase: "ROUPA 'SUJA" SE LAVA DENTRO DE CASA"

    Sabe quando as pessoas usam esta frase? Quando querem abafar os segredos de família. Repito: os segredos de família. Não só para não constranger os estranhos, mas principalmente para que eles não saibam que a grama do vizinho não é lá tão verde, entende? Este não é o espírito da coisa.

    Digo mais, Breno... gostaria muito de não ter que gritar para conseguir o que quero. Quero? Não. Não o que quero, mas sim o que mereço - o que me é de direito. Mas não é assim que as coisas funcionam. Por isto finalizo com um ditado tão famoso quanto o seu:

    QUEM NÃO CHORA, NÃO MAMA.

    ResponderExcluir