terça-feira, 5 de abril de 2011

Apoio Docente ao #mobilizauesb

Foto: Rayza Lélis
 SAUDAÇÃO A 
UM MOVIMENTO 
QUE SE AFIRMA

                        Tal como em momentos difíceis de nossa história, o movimento estudantil volta a afirmar-se. Antes, na luta contra o nazi-facismo, depois nas movimentações de coragem contra a ditadura militar e pela vigência de direitos democráticos, o movimento estudantil disse: “presente, estou aqui”.
                        Conscientes da situação em que se encontra a educação na Bahia e dos ataques contra as Universidades estaduais, os estudantes manifestam-se. A sua presença afirmativa e corajosa é contra a farsa e o poder. A farsa do discurso que pretende impor à Universidade os critérios de gestão privada e da economia perversa contra o futuro dos jovens e da sociedade como um todo.
                        O movimento dos estudantes nas universidades baianas desperta os professores para repensar a Universidade e combater alinhamentos automáticos e alienantes de alguns professores, especialmente daqueles dentre os que foram convocados para ocupação de cargos de confiança na administração superior e intermediária do Estado, que esquecem e repudiam a condição de professor.
                        Saudamos efusivamente o movimento estudantil que se afirma e sentimos orgulho de estar em sala de aula com os jovens que o sustentam ou com esses nos lugares que ocupam.
                        À luta!! Por autonomia da Universidade; por uma política séria de assistência estudantil e em combate ao golpe desferido pelo governo do Estado contra a educação pública.
            UESB, 4 de abril de 2011.
Professores que firmam o presente documento:

Ana Elizabeth Alves – DFCH
Ana Palmira B. S. Santos Casimiro – DFCH
Ana Patrícia Dias – DFCH
Carlos Alberto P. Silva – DH
Ferdinand Martins da Silva – DCE
Francisco Carlos Cardoso – DFCH
Gildásio Santana Júnior – DCSA
Izabel Cristina de Jesus Brandão – DFCH
Jânio Laurentino de Jesus Santos – DG
Jânio Roberto Diniz dos Santos – DG
João Diógenes Ferreira dos Santos – DFCH
Jornandes de Jesús Correia – DCE
José Alves Dias – DH
José Carlos Simplício da Silva – DFCH
José Rubens Mascarenhas de Almeida – DH
Luci Mara Bertoni – DFCH
Lívia Diana Rocha Magalhães – DFCH
Maria Aparecida Silva de Sousa – DH
Maria Cristina Dantas Pina – DH
Nivaldo Santana – DFCH
Patrícia Lima – DCN
Ruy Hermann Araújo Medeiros – DCSA
Renato Pereira de Figueiredo – DCN
Simone Andrade – DCN
Sócrates Oliveira Menezes – DG
Suzane Tosta Souza – DG
Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão – DCE

5 comentários:

  1. http://www.youtube.com/watch?v=M58k0HyUTLQ&feature=related

    Relembrando a história do movimento estudantil de 2008...

    Continuemos em luta

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o apoio docente...é uma pena que ainda há alguns estudantes que estão dando descrédito ao movimento, como pode-se observar pela carta de uma aluna da UESB colocada no mblod do Anderson: "Sinto vergonha de ser estudante da UESB, não porque meu diploma vai ser emitido por uma Universidade sem estrutura e qualidade, mas porque os estudantes dela não têm respeito ao trabalho, necessidades e saúde do próximo'.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, professores. com o apoio de vocês seremos mais fortes para dizer não aos descasos do nosso governador, que infelizmente não sabe respeitar uma parte dos bahianos, que busca na educação uma melhoria de vida e prosperidade para o estado. Muita Paz e confiança

    ResponderExcluir
  4. O apoio dos professores é essencial! Devemos chama-los para construir esta mobilização junto conosco, numa ASSEMBLEIA UNIVERSITÁRIA, onde Técnicos, Estudantes, Professores e a Comunidade possam participar, opinar e construir essa luta junto com agente.

    Juntos somos fortes!

    Não devemos esquecer que a nossa luta por uma educação de qualidade não deve estar dissociada de uma luta por uma nova sociedade. Enquanto vivermos num mundo regido pelo capital, não só a educação, mas inclusive ela, tende a se transformar sim numa MERCADORIA. O avanço neoliberal a nível internacional prova isso. Vejam o exemplo do Chile, laboratório do neoliberalismo no mundo, que não possui mas NENHUMA Universidade que seja gratuita! O Estado no capitalismo sempre vai defender os interesses da burguesia. Defender a prosperidade do Estado é defender a prosperidade deste mundo cruel em que vivemos.

    Por um novo amanhã!

    ResponderExcluir
  5. meu pai, flavio dantas, professor do dcsa, também gostaria de assinar. como faz?

    ResponderExcluir