domingo, 3 de julho de 2011

Nota de Repúdio e Indignação ao CONSEPE e Administração da UESB

No dia 29 de junho do ano corrente, em Vitoria da Conquista, aconteceu o Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão- CONSEPE, onde foi definido o dia de retorno as aulas após a greve. A definição dessa data demonstra total desrespeito a nossa categoria, pois os discentes de Jequié e Itapetinga ainda estão em greve.  Apesar de um caloroso debate entre estudantes e professores, alguns deles nos colocaram no lugar onde eles acham que devemos estar “em nossa insignificância” como se não fizéssemos parte desta instituição.
Referiram-se a nossa categoria de forma autoritária, impondo as suas vontades, manipulando a plenária encaminhando a votação ao favorecimento de um calendário desrespeitoso a nós discentes que se mantém em greve, conforme deliberado na última Assembléia Geral realizada no dia 21 de Junho.
      Nossa categoria foi ofendida na medida em que alguns professores se referiram a nós como não integrantes da Universidade no que decidiram entrar em sala de aula sabendo que ainda estamos em greve. Alguns chegaram  a dizer que nós não tínhamos  nem o direito de está em greve, alegando vergonhosamente que não somos categoria trabalhista.  Ai fica a pergunta: “Porque nós não temos o direito de está em greve agora? Porque quando os professores estavam em greve era interessante nossa categoria em greve?”
Depois que os docentes conseguiram seu acordo salarial querem voltar ás aulas nas condições precárias em que se encontra a universidade, motivos pelo qual todos nós entramos em greve com pauta unificada. Expressamos, veementemente, nossa indignação para com estes “profissionais da educação” que não respeitam ou se importam com a nossa luta, pois até mesmo data para acabar á nossa greve sugeriram. Os professores estavam muito mais preocupados com suas férias em JANEIRO do que o rendimento acadêmico, enfatizando em todo momento que mês queriam as suas férias.
Entramos em greve lutando por uma educação de qualidade e esse calendário do arroxo vergonhoso diverge com as nossas bandeiras de luta.
Queremos demonstrar que estamos envergonhados com o posicionamento do nosso Reitor Paulo Roberto Pinto Santos e Pró-reitor de Graduação Prof. Luiz Artur dos Santos Cestari durante o CONSEPEque se mostraram, na reunião, pouco interessados com os encaminhamentos estudantis, priorizando visivelmente propostas dos seus interesses.
Sabendo que os discentes de Conquista saíram da greve um dia antes do   CONSEPE o nosso Excelentíssimo Reitor referiu-se ao Campus de Jequié e Itapetinga da seguinte maneira: “O campus de Conquista retornará no dia 06 de Julho. Jequié e Itapetinga, (gesticulando desprezo) se virem com o calendário depois da greve discente, que pode durar dois, três anos...”. Isso só confirmou o que o Coordenador da CODIS/SEC Sr. Clóvis Caribé disse a nós, estudantes, durante a nossa primeira reunião em Salvador, onde o mesmo tinha dito que a situação do nosso Campus se encontrava desta maneira por que o atual Reitor teve minoria de voto em Jequié para sua eleição. Não esquecendo também do Pró- reitor de Graduação que se comportou com total desprezo à categoria ESTUDANTIL.  
Estamos decepcionados, envergonhados com a deliberação desse CONSELHO, pois percebemos que a verdadeira preocupação por parte da Administração como de alguns professores é o funcionamento da universidade a qualquer custo, empurrando com a barriga, sem se preocupar com a qualidade de ensino.
Mediante a esses fatos lamentáveis, convocamos a todas (os) estudantes da UESB- Jequié para a Assembléia Geral Estudantil, a fim de avaliar, informar e esclarecer os acontecimentos durante a nossa greve, que vem se mostrando politicamente madura e fazendo história na construção da Universidade Pública na Bahia.

“Estudante que ousa lutar, constrói o poder popular.”

 Movimento Estudantil UESB Jequié
Comando de Greve dos Discentes 

Um comentário:

  1. Violentamente pacífico

    É muito pouca vergonha desses 'profissionais da educação' que se dizem representar a universidade pública e tomam um posicionamento reacionário e ultraconservador como esse, e mesmo sabendo de que toda discussão sobre permanência- ampliação de bolsas produção de conhecimento e difusão voltado a sociedade- perpassa pelo apoio desse conselho tão importante como é o de ensino pesquisa e extensão, e o que eles fazem é desassistir a atuação do movimento por um interesse elitista.

    e pra finalizar, um trecho de Mc Leo Carlos dando na cara desses politiqueiros de merda:

    - ...Mas eles estão se dando mal, nós já descobrimos qual é a causa do nosso problema; não os efeitos que vocês nos fazem combater como causa, não são as drogas, não é o crime, não são as pessoas, nós sabemos que são as politicagem, nós sabemos que é a onda do uso do poder, o abuso do poder da autoridade que nos faz ser desassistidos e não ter acessibilidade e a gente ter como alternativa matar, roubar e destruir, traficar e se prostituir.
    Oh, mas nós estamos de olho...esse tempo de maldade já acabou porque homens como eu e como o brother aqui têm ciência e nós estamos nos organizando pra reivindicarmos pacificamente, sermos violentamente pacífico se instrumentalizando nesse aspecto, se politizando, se profissionalizando para ensinar a vocês da elite, a vocês mauricinhos, a vocês patricinhas e até mesmo pobres e miseráveis do gueto a vocês burgueses com essa mania de grandeza, que não tem nada ... que a gente quer um mundo melhor mais instrumentalizado no bem!

    ResponderExcluir